Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Curiosidades da Língua Portuguesa etc & tal...

Gostaria, antes de qualquer coisa, de deixar aqui registrada uma observação e uma análise sobre esta (tão pouco considerada) situação: a dos canhotos.

Nos dicionários, encontramos “canhoto” com o sinônimo “sinistro”. Refere-se também a “canhoto”, o “sinistrismo”, ou seja, o uso predominante da mão esquerda.

Agora, a explicação: a pessoa canhota é geralmente muito criativa. Assim, como toda pessoa criativa, o canhoto passa a ser um estorvo, vive “inventando moda”, querendo mudar as coisas, fazendo estrepolias.

Os canhotos e canhotas são adoráveis rebeldes, cheios de características muito interessantes, mas pouco notadas e, às vezes, incompreendidas pelos destros.

A partir de agora, passe a observar os canhotos e veja se eles não são precisos no que fazem, se não são criativos e, por isso, agudos nas observações, têm uma excelente mira e muitos são músicos porque usam mais o hemisfério direito do cérebro. E, além de tudo, têm senso de humor para aturar os destros!

Enfim, sou canhota. Observem-me... (risos).
Dia 13 de Agosto foi o dia dos canhotos.
.
Claude Bloc

_____________________________________
Deus é canhoto!

Bem no íntimo, todos nós somos canhotos. As moléculas de amino-ácido que formam todas as nossas proteínas são todas uma variante "mão-esquerda" - suas imagens especulares (as "mão-direitas") foram excluidas no processo que originou a vida em nosso planeta.

www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/the_flash_46.html

________________________________________

AMBIDESTRO E AMBIESQUERDO
________________________________________

Nossos dicionários nos revelam que "ambidestro" é aquele que utiliza as duas mãos com a mesma facilidade. Em outras palavras, uma pessoa ambidestra tem destreza, ou seja, tem habilidade com ambas as mãos. Já "ambiesquerdo" é simplesmente aquele que é desajeitado de ambas as mãos.
(Obs.: isso certamente foi escrito por um destro !)
_______________________________________
.
________________________________________

ORIGEM DE "METER O BEDELHO"
________________________________________
.
(Marcio Cotrim)

Bom, a expressão claro que você conhece. É meter o nariz onde não é chamado, em assunto dos outros. Sua origem, porém, é discutível. Sabe-se que bedelho vem do latim trabeculum, tramela, ferrolho, pequena tranca, chata, assentada horizontalmente entre os batentes de uma porta, que permite abri-la ou fechá-la, bastando levantar ou baixar o bedelho.

Noutro sentido, bedelho é também trunfo pequeno num jogo de cartas, como o pôquer, insuficiente para ganhar, mas de que o jogador pode servir-se ao blefar, a jogada mais cínica numa partida desse jogo. Há quem compare a sensação do blefe, quando bem sucedido, ao próprio orgasmo, veja você a que ponto chega o exagero.

De qualquer forma, a expressão continua sendo parenta próxima da inconveniência, da indiscrição, da descortesia, comum até em sofisticados salões quando sôfregos indivíduos fuçam segredos sussurrados ao pé de ouvidos alheios ou se apresentam como papagaios de pirata só para ficar bem na foto...

[Correio Braziliense, 11-12-2005]

Um comentário:

socorro moreira disse...

Sinistra !

Em toda casa existe um canhoto.
O Victor estava por perto , leu e achou teu artigo muito interessante. Fez algumas "acrescentações". Depois te falo ...!

Um abraço.

Faz tempo que eu não te vejo (risos)