Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Sérgio Cardoso - O Antonio Maria



Antônio Maria foi uma telenovela brasileira, produzida pela TV Tupi e apresentada de julho de 1968 a abril de 1969, às 19h. Foi escrita por Geraldo Vietri e Walter Negrão e dirigida por Geraldo Vietri.

Sinopse
Antônio Maria é um português de Lisboa que vem para o Brasil e se emprega como motorista particular na casa do Dr. Adalberto, um rico comerciante, dono de uma cadeia de supermercados em São Paulo. As duas filhas do patrão, Heloísa e Marina se apaixonam pelo motorista, que se torna o conselheiro familiar após a decadência financeira em que a família entra por culpa do noivo de Heloísa. Apesar das ofertas para ganhar mais dinheiro, Antônio Maria mantêm-se trabalhando para o patrão. O mistério da telenovela é a razão pela qual o português se mantém no emprego humilde mesmo sendo um rapaz de fino trato.


No início, a telenovela agradou principalmente a colônia portuguesa no Brasil, que se sentiu homenageada mas, no terceiro mês, a telenovela já era campeã de audiência.
O autor Geraldo Vietri fez questão de colocar na novela atores jovens, com o intuito de ganhar o público jovem. Conseqüentemente, deu impulso às carreiras de Aracy Balabanian, Tony Ramos, Paulo Figueiredo e Dênis Carvalho.
Antônio Maria foi um marco da teledramaturgia porque os personagens eram pessoas com qualidades e defeitos, o que trouxe identificação com o público. Além disso, a linguagem empregada pelos personagens nada tinha de rebuscada, aproximando-se do coloquial.
A atriz Jacira Silva, que interpretou a empregada doméstica Maria Clara, se tornou um ídolo entre a classe, em virtude dos cursos por correspondência que a personagem fazia.
Após o sucesso na telenovela, Sérgio Cardoso foi contratado pela TV Globo.
O sucesso da novela estimulou o autor a fazer uma outra novela no mesmo estilo no ano seguinte: Nino, o Italianinho, que conseguiu o mesmo sucesso.

Sérgio Fonseca de Mattos Cardoso , nasceu em Belem do Pará , no dia 15 de Março de 1925, e faleceu em São Paulo , no dia 18 de Agosto de 1972.

Formou-se em Direito no Rio de Janeiro e sonhava com o Itamarati, queria ser diplomata. Despertou para o teatro ao conhecer o Teatro Universitário do Rio de Janeiro e sua estréia foi no papel título de Hamlet de Shakespeare. O sucesso foi tão grande que ele desistiu de tudo e se decidiu pela carreira de ator. Foi para o Teatro Brasileiro de Comédia de São Paulo. Fez peças importantes, como: Entre Quatro Paredes; A Ópera dos Três Vinténs; Do Mundo Nada se Leva; Seis Personagens à Procura de um Autor; Convite ao Baile; A Falecida; A Raposa e as Uvas e A Ceia dos Cardeais.

Em 1949 fundou sua própria companhia teatral, o Teatro dos Doze em sociedade com a atriz Nydia Lícia com que foi casado por muitos anos e teve uma filha, Silvia.

Na TV Tupi, Sérgio Cardoso fez várias telenovelas de sucesso: O Sorriso de Helena ; O Cara Suja; O Preço de uma Vida; O Anjo e o Vagabundo; Somos Todos Irmãos e Antônio Maria. Essa última, escrita por Geraldo Vietri, que fez ao lado de Aracy Balabanian, foi seu maior sucesso na TV. Em 1968, realizou O Santo Mestiço, novela sobre a vida de São Mantinho de Porres.

Em 1969 ele foi para a TV Globo, onde fez: A Cabana do Pai Tomás; Pigmaleão 70; A Próxima Atração e O Primeiro Amor. Foi este seu último trabalho e o ator faleceu vitimado por um ataque cataléptico, que deixa o corpo da pessoa portadora como se a mesma estivesse morta. Ele teve que ser substituído por Leonardo Villar, um de seus melhores amigos, já que a telenovela ainda tinha vários capítulos para serem gravados e ele fazia o principal papel.

Mais de vinte mil pessoas acompanharam o enterro do ator em São Paulo. Onde ele formou sua Companhia de Teatro, no bairro da Bela Vista, hoje existe o Teatro Sérgio Cardoso.

Fonte : Wikipédia

*

A chegada da televisão no Crato , em 1968, modificou totalmente os hábitos de entretenimento das pessoas. Deixamos de ir ao cinema, rodar na Praça Siqueira Campos aos domingos, e de sentar nas calçadas, em cadeiras de balanço.
Assistíamos o Repórter Esso, Antonio Maria , e na sequência, os programas de auditório ( Flávio Cavalcante, Blota Jr, Jota Silvestre, Bibi Ferreira , etc).
Foi com Antonio Maria que nos viciamos na novela das 8:oo h.

Nenhum comentário: