Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Programação Vila das Artes- 18 a 25 de agosto de 2009

CINECLUBE
Na próxima segunda tem o documentário "A Capoeiragem na Bahia" e roda de capoeira na Vila das Artes.

Ginga, audiovisual, reflexão e roda. É o que propõe o Cine Pernada, cineclube que ocupa a próxima segunda-feira, dia 24, a Vila das Artes. Na tela o documentário "A Capoeiragem na Bahia", de José Umberto, produzido pela TVE Bahia que aborda a controvertida questão das origens históricas da capoeira, sua relação com o Candomblé e as tradições desta dança/luta que tornou símbolo da manifestação corporal baiana. A entrada é gratuita e a sessão tem início às 18h30, seguida de debate e roda de capoeira na praça da Vila. A apropriação cineclubista toda segunda-feira é uma ação da política da Prefeitura em democratizar os acessos aos equipamentos públicos e à cultura.

AUDIOVISUAL
Edital para II Curso de Realização em Audiovisual está aberto. Isenção de inscrição nos dias 10 e 11 de setembro.

O edital de seleção para a segunda turma do Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes, oferecido pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com a Universidade Federal do Ceará, através do Departamento de Comunicação Social está disponível no site www.fortaleza.ce.gov.br. O curso reflete sobre o audiovisual e suas inovações estéticas, dialogando com a contemporaneidade, com as artes e a cidade. O público alvo são pessoas sensíveis às linguagens artísticas, que revelem vocação para a produção autoral e que desejem mergulhar, ao longo de dois anos (1.700 horas/aula), nos estudos teóricos e técnicos, produzindo e criando um pensamento crítico e intelectual sobre o fazer audiovisual. São oferecidas 40 vagas, das quais 50% são destinadas para alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública. Os alunos que concluíram o último ano do ensino médio em escola pública poderão solicitar isenção na taxa de inscrição (R$ 20,00) nos dias 10 e 11 de setembro. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet através do site www.ccv.ufc.br, de 23 a 27 de setembro. O curso é gratuito e terá início em 2010 no período da manhã (8h às 12h). Outras informações pelo telefone (85) 3105-1404.

DIFUSÃO
Como política de apoio à produção audiovisual independente a Prefeitura de Fortaleza, através do Núcleo de Produção Digital Vila das Artes oferece gratuitamente empréstimo de equipamentos como câmera, som, iluminação e ilha de edição. Para participar basta fazer o agendamento na Vila das Artes, (rua 24 de Maio, 1221, esquina da Meton de Alencar, Centro). O Núcleo de Produção Digital Vila das Artes é um programa Olhar Brasil, mantido em parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Cultura. Além do Apoio a Produção, o Núcleo envia filmes e vídeos para diversos festivais de cinema do Brasil, através do programa Circulando Brasil. Outras informações pelo e-mail npdfortaleza@gmail.com ou através do telefone (85) 3105-1410.
PONTOS DE CORTE
O cinema nas ruas já virou rotina na Praça da Igreja Matriz do Canindezinho, na avenida Osório de Paiva, Bom Jardim. O Cine Brincadeiras, coletivo formado através do Pontos de Corte, curso de Formação de Agentes Culturais e Exibidores Independentes da Vila das Artes, exibe no próximo sábado, dia 21 de agosto, às 17h, o filme Saneamento Básico, de Jorge Furtado. No longa, moradores de uma pequena vila planejam a realização de um vídeo, apenas para pegar a quantia oferecida pelo governo federal e usá-la na realização de uma obra. O Cine Sobremesa que ocupa o Sobrado Dr. José Lourenço, na rua Major Facundo, 154, centro, exibe às quartas-feiras curtas e vídeos nacionais na hora do almoço, das 12h às 14h. A entrada é gratuita.

MOSTRA
No aniversário de 20 anos da morte de Raul Seixas, Fã-Clube promove debate e exibição de filmes na Vila das Artes

O Fã-clube Raulzito Rock Clube revive o clima paz e amor nos 20 anos da morte de Raul Seixas. Durante esta semana promove na Vila uma série de encontros com exibição de filmes. Na programação desta terça-feira, dia 18, tem a exibição do filme Hair, cult musical do anos 70, dirigido por Milos Forman e debate com Djaci José. Na quarta-feira (19) o clássico Por Quem os Sinos Dobram, dirigido por Sam Wood e debate com o sociólogo Lenildo Gomes. Encerrando a mostra, na quinta-feira (20), o filme de animação baseado nos personagens de Angeli "Sexo, Orégano e Rock’n’Roll". O bate papo fica será com Eduardo Pereira. As sessões começam ás 14h. A Vila das Artes fica na Rua 24 de Maio, 1221, centro. Informações pelo (85) 3252-1444.

ENCONTRO DAS ARTES
Equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a Vila das Artes é espaço voltado para a formação, pesquisa, produção e difusão em arte. Situado no centro de Fortaleza, reúne em seu espaço as Escolas Públicas de Dança e Audiovisual, o Núcleo de Produção Digital, Biblioteca e Videoteca. Tem como parceiros a Universidade Federal do Ceará, a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, FCPC, e a Rede Olhar Brasil. Apoio da Kodak, Quanta e Prodança. Apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura (Lei nº 13.811) e patrocínio do Banco do Nordeste, Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo a Cultural do Ministério da Cultura e Governo Federal. Todas as atividades são gratuitas.

viladasartesfortaleza@gmail.com

Nenhum comentário: