Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 22 de agosto de 2009

2009 Ano Temático da Psicoterapia.

.
O sistema Conselhos de Psicologia definiu 2009 como o Ano da Psicoterapia, possibilitando o aprofundamento e a sistematização de um debate que vem acontecendo já há alguns anos.

O tema foi escolhido com o objetivo de discutir e definir parâmetros mínimos para o exercício da Psicoterapia pelos psicólogos, estabelecendo claramente as diferenças entre o que é a prática da Psicologia e o que é de domínio de outros terapeutas, ou seja,qual o campo da Psicoterapia e a quais profissionais ele pertence.

Para nortear o debate ao longo de todo este ano, o sistema Conselhos definiu três grandes eixos. A constituição das Psicoterapias como campo interdisciplinar é o primeiro. Dentro dele estão as orientações do debate em torno da Psicoterapia como disciplina científica,com conjunto de métodos e técnicas que definem uma prática, a interdisciplinaridade, a transversalidade, a multiprofissionalidade e as limitações postas para reinvindicação de exclusividade do campo por parte dos psicólogos, detalha o presidente do CFP, Humberto Verona.

Os outros dois eixos norteadores para o Ano Temático Da Psicoterapia são os parâmetros técnicos e éticos mínimos para a formação-na graduação na especialização e para o exercício da Psicoterapia por psicólogos - e as relações com os atores dos demais grupos profissionais que atuam nessa área.

O ano de 2009 ainda nem havia começado quando foi dado o pontapé inicial de um processo de discussão mais organizado sobre essas questões."Sem dúvida, uma questão que precisamos nos ocupar ao tratar do tema Psicoterapia é como se dá a formação,ainda na graduação,de psicólogos para o desempenho dessa habilidade", observa Mônica Lima vice-presidente da associação Brasileira de Ensino de Psicologia."È preciso garantir acesso á reflexão crítica e o treinamento em algumas abordagens téóricos-metodológicas e evitar a monotonia, o empobrecimento centralização em uma só abordagem,dando margem ao processo de escolha dos estudantes.

Sem acesso à diversidade,não há escolha.É preciso também fomentar nos cursos de graduação de Psicologia a superação de qualquer reducionismo em relação à oferta de práticas psicológicas e a presença nos seus currículos, completa.

Fonte: Jornal PSI.

O cuidado com o nosso cliente,a nossa capacitação e atualização fazem parte do nosso eterno exercicio e "sacerdócio"de nossa profissão.

2 comentários:

socorro moreira disse...

Liduína, tão bom tê-la entre nós !

Claude, acho que vc passou por aqui, como fada.
Estou precisando falar contigo. ( risos)

Abraços pras duas.

Liduina Belchior disse...

Obrigada,obrigada.

Já "que nada acontece por acaso",
Nós nos encontramos aqui para ser fadas umas das outras...rsrs.
Bom,muito bom,esse encontro.

Abraços:Liduina.