Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 22 de agosto de 2009

Achille-Claude Debussy

Debussy nasceu em 22/08/1862 em Saint-Germain-en-Laye, próxima a Paris (França) e falaceu em 25/03/1918, Paris (França)

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u330.jhtm

Debussy criou sua própria linguagem musical: um sistema original de harmonia e de estrutura musicais

Aluna de Chopin, madame Mauté de Fleurville ficou impressionada com o talento de seu aluno Achile-Claude Debussy, de onze anos, e pediu aos pais a permissão para iniciá-lo como músico profissional. No Conservatório de Paris, o garoto ganhou a amizade de professores como Albert Lavignac, que lhe mostrou as partituras de Richard Wagner.

Seis anos depois, ele ingressou como pianista no trio de música de câmara mantido pela milionária russa Nadejda von Meck, e excursionou pelas principais cidades européias.

A viagem apresentou a Debussy novidades como assistir à ópera "Tristão e Isolda" em Viena e visitar casas noturnas russos, onde soava a música dos ciganos.

Ao voltar ao Conservatório; escreveu suas primeiras peças. Ele começou a conquistar a fama como compositor ao vencer o Prêmio de Roma em 1884, aos 22 anos. Ficou conhecido por ter quebrado a tradição do romantismo alemão, desenvolvendo um. As suas composições mais conhecidas são: "Claire de Lune" (1890-1905), "Prélude à l'aprés-midi d'un faune" (1894), e "La Mer" (1905).

Além de ser moda no meio musical europeu no final do século 19, Wagner influenciou fortemente a obra de Debussy, como na cantata "La demoiselle élue" (1888), em "Musique javanese" à Paris (1889) e em "Cinq poèmes de Baudelaire" (1889).

As artes se renovavam para inaugurar o novo século. Neste contexto, Debussy criou sua própria linguagem musical: um sistema original de harmonia e de estrutura musicais inspirados nos pintores impressionistas e nos poetas simbolistas. Sua abordagem teve uma enorme influência na música do século 20.

Em sua obra pianística, Debussy resgatou o rococó. Seu último volume, "Études" (1915), possui variantes de estilo e textura baseados nos exercícios para o piano, com nítida influência do jovem Stravinsky. Em 1902, compôs a sua única ópera, "Pelléas et Mélisande", a que somou novos recursos dramáticos, como a declamação, e a técnica já consagrada de Wagner.

Famoso por seu gosto pelos bons vinhos e restaurantes caros, ele era freqüentador assíduo de circos, teatros populares e cafés-concertos. Criava gatos e era tido como conquistador. Debussy se envolveu seriamente com ao menos três mulheres: Gabrielle Dupont, Rosalie Texier e Emma Bardac.

Abaixo, David Oistrakh toca Claire de Lune ao violino. Gravado em Paris, em 1962, com Frida Bauer ao piano. Será que você ouviu essa música em: Frankie and Johnny The Game Ocean's... ?





Clair de Lune ao violão?

Pode ser que esta homenagem tenha a cara do improviso, mas como diz o próprio executor dessa composição (com cordas em vez de piano), muita gente nem imaginaria ser impossível se fazer um solo de Clair de Lune num violão. O intérprete também deixa claro que é apenas um vídeo demonstrativo. Que teve que ajustar o violão por diversas vezes... Mas ficou muito bonito e agradável ao ouvido... Diferente.

"This is my arrangement for guitar solo of Clair De Lune. I unfortunately effed it up in a couple places but I'll put a better video up soon... this is just a demonstrative video (like the other bedroom ones) for various users. This one is for all the guys who thought clair de lune couldn't be done justice on solo guitar. I'm here to convince them otherwise :)"



3 comentários:

Edilma disse...

Parabéns,

Agora conheço muito sôbre
Achille - Claude Debussy.

Obrigada !

socorro moreira disse...

Claude,
Quando eu fazia o Ginásio, no Colégio S.João Bosco, tínhamos como professora de educação Artística , Divani Cabral. Ela traçou um programa para os quatro anos : estudo de todas as artes, e começou com a Música : a primeira das artes.
Estudamos Bach, Mozart, Beethoven , Lizt, Strauss, Vila Lobos , Carlos Gomes , e outros , nas pinceladas , como foi o caso de Debussy.
Você complementou as informações, que estavam memorizadas. Depois que a gente cresce ,se apega a "Claire de Lune" , e acha que está tudo bem.
Camille Claudel, Jean Claude Van Dame ( risos), Claude Bloc ... São muitas histórias !

Abraços !

socorro moreira disse...

Ah, e como esqucer Chopin e Tha ikovsky ?
Mas Divani é um capítulo à parte !
E, quem não lmbra do Concerto nr. 1 de Thaikovsky , no início da sessão de cinema, no Cine Educadora ?