Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 22 de agosto de 2009

Festa da Padroeira do Crato - Nossa Sra. da Penha- Por Socorro Moreira

Agosto de 1943.

O Crato vive os primeiros dias de festa da padroeira- levantamento do pau da bandeira. Naquele ano aconteceu uma saudável disputa entre dois grupos políticos: Dr. Gesteira e Prof. Pedro Felício. “Os dois com o fito de ajudar à paróquia da Penha reuniram e engajaram as meninas da sociedade, e criaram os blocos das” Enfermeiras “e das “Margaridas”, respectivamente.
Minha mãe pertencia ao bloco das margaridas. Vestiam-se de camponesas com avental, chapéu de palha, enfeitado com laço de fita e flores do campo. Diz a minha mãe que eram todas belas. No final, as margaridas conquistaram a vitória, arrecadando uma soma maior de dinheiro, para ajudar nas construções paroquiais.
Mas eu imagino, o quanto foi colorida e animada, aquela festa de Agosto!
Em 1963, quem estava começando a brilhar era a minha geração .
.
Hoje é o levantamento do pau da bandeira. Agosto/2009.
Moro tão perto da praça, e a vejo de tão longe...!
Acomodo-me, espreguiço-me. O povo da minha idade está recolhido. Amanhã começam as noites de novena, que culminarão, no grande dia- a festa da padroeira, Nossa Senhora da Penha, em primeiro de setembro.
Da minha casa escuto a voz do padre, os cânticos, as rezas.
Desisti do passado, quando ele desistiu de mim. Estou no presente transitório.
Quero um retrato em branco e preto dessa festa sem Altemar Dutra,sem Adilson Ramos , na amplificadora; sem os cavalinhos do parque Maia; sem a roda gigante, a rodar, a rodar ...
- “Sentimental eu sou... Eu sou demais!”
Respingos da fonte luminosa, farfalhar de panos novos, misturas de cheiros: muguet.
Nunca contei o dinheiro do bolso do meu pai. Achava que o seu bolso era mágico... Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três. Vou entregar, e já entreguei!
E a gente levava a prenda para casa. Papeis celofanes no lixo da noite, e leite açucarado para dormir sossegados - o gosto de festa na boca.
Amanhã teríamos mais: reza, bingo, leilão, amplificadora musical, e o carrossel do parque Maia...!


2 comentários:

Claude Bloc disse...

Uia!!! E a radiadora insistia bradando alto: De alquém para alguém com amor e carinho.
...e Adilson e muitos outros intérpretes soltavam a voz embalando os sonhos das moçoilas em flor:
Sonhar contigo/por toda vida/ sonhar contigo/ meu amor, minha querida /// Viver pensando/ em ti somente.......

E na frente da Igreja troava o leilão. Cada dia patrocinado por um grupo diferente: comerciários, Rotary, etc etc etc...
Quem dá mais?

socorro moreira disse...

Claude vc está perdendo a festa , e eu tbém ! ( rs)