Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 22 de agosto de 2009

Gratidão por Joao Marni




De onde estou, em lugar privilegiado, iniciando esta crônica, tento compreender as desigualdades, observando os telhados distantes. Daqui vejo praticamente toda a cidade, com casas que dividem o mesmo espinhaço, contíguas que são. Aqui do alto, e à distância, não dá para que se escute o barulho próprio do movimento das conglomerações urbanas. Muito verde à minha volta e a rua onde moro é um silêncio só. Nosso jardim pertence aos pássaros.

Seria cômodo e egoísmo da minha parte, com essa brisa que me beija, ignorar como vivem as pessoas lá no burburinho, no fluxo do ir e vir. No entanto, numa lufada maior, como que num bofete, o vento adverte-me para que não as relegue e que as veja como possuidoras de todos os poderes que têm para arquitetar e concretizar suas vontades, seus sonhos.

Isso tudo faz-me lembrar Recife, num pequeno apartamento de só um quarto, cuja visão pelas duas únicas janelas logo esbarrava no paredão do viaduto da avenida João de Barros. O ruído era tão perturbador pelos veículos de pessoas apressadas, que havia necessidade de por algodão nos ouvidos, o que melhorava a concentração no ato de estudar. Por ironia, o nome do prédio era “Bela Vista”
Nada pode ser mais verdadeiro e de bem querença do que a orientação que os pais dão aos filhos para que estudem. E também não há nada mais gratificante do que colher os frutos desse apelo.
Fortunas existem por herança, loteria, por razões duvidosas ou tenebrosas... Mas aquela advinda da abnegação pode não ser tamanha, mas certamente tem a simpatia divina. É assim que entendemos uma bênção. Deus nos diz, “vai que te ajudo”.
Por generosidade Vossa, Senhor, nossa casa é hoje ampla, farta, acolhedora e panorâmica. Tendes dado saúde a seus moradores, vossos filhos, e olhos que sempre vos agradecem. Compreendemos também que a escolha deste nosso canto não foi por lei do acaso, mas um prêmio que serve de incentivo a todos os que escutam os conselhos dos pais. Somos capazes de vislumbrar a poeira do burrico a pelejar com a Família Sagrada por um lugarzinho onde ficar...
Por gratidão, meu Deus, esta casa é vossa. Disponha.

5 comentários:

socorro moreira disse...

João Marni , a gente só tem o que merece .
Você é humano, generoso , e desprendido. Espalhe o seu olhar de ternura por esses horizontes, que a sua vista pode alcançar ...E goze a alegria merecida de ter um lar.

Pelo grande anfitrião e amigo que você é , um abraço .( Viu , nem precisa de quebra, ser tão bom poeta !)

jair rolim disse...

Joao Marni
Fui contemporaneo de parte da sua juventude sempre estava no Crato no periodo de ferias.Você viveu parte de sua adolescencia faustamente.Porém parecia um filho exemplar. Não se vangloriava da requeza que seus pais possuia. Imagino o quanto foi duro enfrentar sua vida no Recife morando em um apartamento de um quarto com uma bela vista. Você soube enfrentar tudo isto, dimblar o destino, enfrentar as intempéries da vida. Para tantos comtratempos Deus lhe reservou tudo isto que voce, hoje, vivencia.Amor, paz, felicidade, um lar harmonioso, filhos exemplares, netos adorados. Isto nao seria uma boa colheta de tudo aquilo que você plantou. Va em frente Dr. Marni, você nao me conhece e muito menos sabe avaliar o quanto você é querido nesta cidado do Crato.
Um fraternal abraço
Jair Rolim

P.S. Fico orgulhoso de voce ocupar a cadeiro no ICC que pertenceu ao meu tio avo Dr. Elisio Gomes de Matos Figueiredo.

Roberto Jamacaru disse...

Querido Marny

Posso dizer que conheci sua infância, seus sonhos, sua saga, assim como hoje conheço sua família, sua casa com a visão panorâmica da Chapada do Araripe, sua arte; seus churascos (...E cervejinhas), cds, livros e amigos.
Em face disto parabenizo pela sua gratidão à vida e a Deus!
Pois é, muitos tem tudo isso, e muito mais, mas esquecem de agradecer.
Valeu, amigo!
"Nosotros" é que temos de agradecer ao Supremo por sua amizade e irmandade.

Roberto Jamacaru e Fanka

João Marni disse...

Socorro, Robertoe Fanca ,obrigado pelo carinho. Sempre e um prazer recebe-los na nossa casa,a alegria fica mais completa.
bjs
Caro Jair
Muito obrigado por suas palvras de incentivo e taõ gentis.
Procurarei ser merecedor.
abraços

Edilma disse...

Dr. João Marni,

Conheci a casa dos seus pais no Crato. A mais bela por sinal. Talvez nem me tenha nas suas lembranças pois era o mais velho dos filhos. Fui amiga e colega de escola de Magda e Lora e frequentava os seus jardins para os ensaios das quadrilhas de São João.
Ricardo era o rapazinho das meninas. Educado como todos os outros filhos. A casa de Cândido Figueiredo estava sempre de portas abertas para receber os amigos dos seus filhos. E vejo que continua a ser por seu filho nos bons ensinamentos. Saber receber...
Sempre leio os seus textos e me permita este comentário em nome de alguem que subiu muitas vezes a escadaria do andar superior.
parabéns pelo nobre coração !

Edilma