Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 23 de agosto de 2009

O DIA DO ARTISTA


O que poderia definir com ser um artista?
Alguém diferente, comum, inquieto, paciente, sonhador, realista e criador? São todos esses predicados em um só dependendo da maneira como ele e os outros o sentem.
A superioridade do homem está no seu pensamento e na sua capacidade de criação. A arte é um luxo e como luxo é supérfluo, mas desejado e cobiçado. Poderia dizer que é supérfluo, mas desperta a cobiça e faz vibrar a humanidade. São produtos de uma civilização no tempo e se tornam objetos preciosos para a cultura de um povo. E esta arte nos diferencia dos animais irracionais. A arte até virou indústria para uma dimensão do homem. A nossa criação é superior a razão. Interessam-nos a natureza, o corpo humano, os objetos, até a exploração da própria alma, no belo, no feio ou nos sonhos. A prática de pintar tem o poder de nos libertar e afastar dos temores e submissões. A arte tem o poder de nos distinguir dos outros, mas também de nos aproximar discretamente com força e idealização. A criação artística é como um amor carnal, como uma luta constante. A sociedade recusa qualquer novidade que não compreende neste mundo enlouquecido. Pintar ou escrever podem ir, voltar e ver, voltar e viver. A arte impõe-se a vida. E para nós a pior censura é aquela feita por nós mesmos. Depois de realizá-la foge ao nosso próprio domínio. O artista limita-se a trabalhar sob o impulso do seu coração. Quadros encomendados raramente nos dão o prazer na criação.
A arte é antes de tudo uma comunicação. Ninguém pinta para si próprio, a arte é para ser apreciada e criticada para atingir um objetivo, o expectador. Um quadro deve inspirar meditação e contemplação penetrando no universo oferecido pelas formas e cores.
A arte está acima de problemas sociais...
A arte não é uma ciência exata...
A arte é liberdade...
Acredito na força das escolas como um entrosamento dos artistas. Não acredito no artista solitário, ele necessita de contato com a sociedade.
Se a vida dá vida e a beleza promove, cada obra de arte deve possuir a vitalidade suficiente para assegurar a sua criatividade.

Edilma Rocha

4 comentários:

socorro moreira disse...

Amiga, como você escreveu bonito.
Encantei-me !

A foto revela tua alma de artista , num ponto de concentração - a criação !


Vc é pura arte, Edilma !

Beijo

Claude Bloc disse...

Edilma,

Está muito bom seu texto. Exala sentimento e sensibilidade. A arte está no seu sangue, tinha que (extra)vazar pelos seu poros de algma forma. Você sabe domar essa vibração em seu íntimo e sabe usar seu dom para refletir o belo e a vida.

Parabéns pelo seu dia, minha artista preferida.

Abraços,

Claude

P.S. Como consigo falar contigo?

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Edilma,

Ao terminar de ler esta tua oração à arte (como realização que realiza reflexivamente o humano) fiquei com a impressão que a arte não é luxo e nem supérflua. Ela é essencial.

Edilma disse...

Socorro, Claude e Vale,

O que seria de mim sem as suas palavras ...
Para Socorro, sou arte !
Para Claude, sua artista preferida !
Para vale, a arte é essencial !

Bom dia amigos !