Ele foi parceiro de Noel Rosa em um samba gravado por Almirante em 1934.
Que samba foi esse?
Apenas chamava-se "O Orvalho Vem caindo".
Para ele foi ótimo porque estreou fazendo sucesso.
Mas quem era ele?
Seu nome era Giuseppe Gelsomino.
Isso é nome de sambista?
Por ter nascido em 19 de setembro de 1909 (um século) na cidade de Montesano (na Itália) e ter vindo ainda criança para o Brasil exerceu muito jovem as mais modestas profissões até resolver ser boxeador. Mas teria que usar um pseudômino e passou a chamar-se KID PEPE.
Ficou pouco tempo como lutador até começar a luta definitiva: a de compositor.
Em 1931 teve uma pequena experiência no rádio, e, por sorte, encontrou Noel Rosa, que viu nele um futuro compositor.
Daí a parceria em "O Orvalho Vem Caindo", que "estourou" em 1934 na voz de Almirante.
"O orvalho vem caindo,
Vai molhar o meu chapéu
E também vão surgindo,
As estrelas lá no céu..."
Pronto! Estavam abertas as portas do sucesso, tendo obtido um internacional, aqui gravado por Moreira da Silva e lá fora por Nat "King" Colle. "Não Tenho Lágrimas".
Kid Pepe fez parceria com vários compositores, sendo o mais constant Germano Augusto, também não nascido no Brasil;era português.
Foi responsável ao lado de Germano Augusto pelas duas primeiras gravações de Orlando Silva:"Ondas Curtas " e "Olha a Baiana".É também de sua autoria a belíssima valsa "Lágrimas de Rosa", com música de Dante Santoro, também gravada por Orlando Silva.
Ainda de sua parceria com Germano Augusto, Carlos Galhardo gravou três sambas: "Beleza Mia";"Eu Gosto de Um certo Alguém" e "Castigo de Deus".
Em "Beleza Mia" fez uma certa alusão à guerra da Itália com a Etiópia, então denominada Abssínia, dois anos antes da segunda guerra mundial.
Começava assim:
"Faceta Nera,
Bela abssina.
O carnaval para mim é papa fina.
A turma lá do estrangeiro
Vem gastar dinheiro na surdina."
Gravou também com Francisco Alves ("Carnaval de Minha Terra" e Nelson Goçalves("Essa Mulher".
Em parceria com Jorge Faraj deu para Victor Bacellar o samba "Formosa Mulher", para Mário Reis compôs "Adeus, Saudade"; Araci de Almeida gravou "Eu por Você" e Patrício Teixeira gravou dois sambas de Kide Pepe:"Eu Era Feliz" e "Sabor do Samba"
Depois de 1944 deixou de compor, afastou-se até 1961, quando apareceu como indigente no Hospital Getúlio Vargas onde faleceu sem completar 52 anos, em seu "inferno zodiacal". Dia 15 de setembro de 1961.
Este ano é o do Centenário de Roberto Martins (nascido em 29 de janeiro de 1909), de Carmen Miranda (9 de fevereiro de 1909), Ataúlfo Alves (1 de maio de 1909) e Kid Pepe (19 de setembro de 1909).
Os outros foram homenageados e Kid Pepe???
Fica aqui a minha homenagem.
Norma Hauer
Nenhum comentário:
Postar um comentário