Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Lauro Borges- por Norma Hauer


Foi em 14 de janeiro de 1901 que nasceu, no bairro de Santa Efigênia, em São Paulo, LAURENTINO BORGES SÁES, que ficou conhecido como o grande humorista LAURO BORGES, criador do programa PRK-30, um dos mais importantes, no gênero, no rádio brasileiro.

PRK-30 foi primeiramente lançado na Rádio Mayrink Veiga como PRV-8. Esses dois prefixos de rádio são fictícios.

A PRK-30 fazia, no rádio, o que hoje o programa Casseta e Planeta faz na televisão:paródias de programas famosos. Isso é exemplo do que dizia o saudoso "Chacrinha": nada se cria, tudo se copia.

Mas vamos a Lauro Borges; antes de dedicar-se ao humorismo, Lauro Borges foi jogador de futebol, que obteve alguns sucessos. Começou ainda em São Paulo, como estudante do Ginásio São Bento. Passou por alguns clubes pequenos,até ser contratado pelo então Palestra Itália, hoje Palmeiras; passou por outros clubes paulistas; seguindo para a Bahia, foi tri-campeão pela Associação Atlética da Bahia nos anos de 1924, 25 e 26.

Mas a partir de 1926 veio residir no Rio de Janeiro, foi funcionário da Light, enquanto aguardava para jogar no Botafogo(1927). Mas foi no Flamengo, onde atuou entre 1928 e 1931, jogando ao lado do então futuro técnico do Flamengo, do Vasco e da Seleção Brasileira :Flávio Costa, que obteve seus maiores êxitos como jogador.

Mas seu futuro estaria no rádio. Desde menino gostava de fazer imitações de sons de animais e vozes humanas, daí, seu destino maior:a PRK-30.
Na PRK-30 fazia vários personagens, modificando a entonação da voz, quando compunha esses personagens.

Ao lado do antigo cantor Castro Barbosa (aquele que primeiro gravou "O Teu Cabelo Não Nega") a PRK-30, já então na Rádio Nacional,alcançou um dos maiores sucessos, no humorismo radiofônico, ao lado do "Balança, Mas Não Cai" e do "Trem da Alegria" .
Foram três marcos da época de ouro do rádio.

PRK-30 estreou na Rádio Mayrink Veiga no dia 19 de outubro de 1944, permanecendo naquela emissora por quase 2 anos. Saiu do ar no dia 1° de setembro de 1946.

PRK-30, NA RÁDIO NACIONAL.

Foi no dia 27 de setembro de 1946 que LAURO BORGES estreou seu programa na Rádio Nacional. O primeiro programa lotou o auditório de então PRE-8 e foi prestigiado por alguns artistas da Rádio Mayrink Veiga.

Pelas ondas curtas da Nacional atingiu todo o Brasil . Nessa época a Rádio Nacional já era a maior emissora do país. Por aí pode-se imaginar o que foi a PRK-30 naquela emissora.
Em 1950, Lauro Borges passou a transmitir o PRK-30, com o nome de PRK-15, na Rádio Record de São Paulo, fazendo o itinerário constante entre o Rio e São Paulo para apresentar seus programas.

Na Rádio Nacional de São Paulo, também com o auditório lotado, estreou no dia 17 de março de 1955. Já nessa época a TV, inaugurada em 1950 foi tomando conta do público e os programas radiofônicos foram chegando ao fim.

Lauro Borges faleceu em 11 de junho de 1967, por causas nunca esclarecidas.
Inquérito sobre o assunto, sem solução, foi arquivado 5 anos depois, em 12 de outubro de 1972.
Norma Hauer

Nenhum comentário: