Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Convite - Tânia Peixoto

O Sesc Ceará realiza a segunda edição da Mostra Sesc de Arte Naïf e o Presidente da Instituição, Luiz Gastão Bittencourt, tem o prazer de convidá-lo para a cerimônia de abertura.

Data: 03 de Setembro de 2009

- 19h: Solenidade de abertura com a fala do Prof Dr. Fábio Rodrigues Diretor da Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervasieau Universidade Regional do Cariri - URCA

- Visitação a Galeria
- Coquetel e abertura

Local: Sesc Crato
(Rua André Cartaxo Bairro São Miguel)
Informações: 3586.9150 ou 3586.9171

www.sesc-ce.com.br

O que é Naïf ?
O termo Naïf tem origem francesa, significa simplicidade e ingenuidade. “Arte naïf” aparece no vocabulário artístico, em geral, como sinônimo de arte ingênua, original e/ou instintiva, produzida por autodidata que não têm formação erudita no campo das artes. Nesse sentido, a expressão se confunde freqüentemente com arte popular, arte primitiva e art brüt, por tentar descrever modos expressivos autênticos, originários da subjetividade e da imaginação criadora de pessoas estranhas à tradição e ao sistema artístico. A pintura naïf se caracteriza pela ausência das técnicas usuais de representação (uso científico da perspectiva, formas convencionais de composição e de utilização das cores) e pela visão ingênua do mundo. As cores brilhantes e alegres – fora dos padrões usuais - a simplificação dos elementos decorativos, o gosto pela descrição minuciosa, a visão idealizada da natureza e a presença de elementos do universo onírico são alguns dos traços considerados típicos dessa modalidade artística.

Nenhum comentário: