Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Dr. Edward Bach - Terapia dos Florais

Dr. Edward Bach (1886-1936), médico inglês, clinicou na medicina convencional durante muitos anos, constatou que a doença tem sempre origem na mente; sentimentos que durante muito tempo ficaram reprimidos emergirão primeiro como conflitos mentais e mais tarde como doenças físicas. Na ocasião, o Dr. Bach começou a sentir que ocupar-se dos sintomas físicos não era o bastante. O corpo era um espelho a refletir os pensamentos da mente. Era quem sofria, a pessoa, que necessitava do tratamento e de ajuda para vencer os aborrecimentos, o medo, a depressão, a desesperança. Ele sentia que um método de tratamento completamente novo era necessário, um método prático, pois as palavras não bastavam; era de pouca utilidade dizer a um homem angustiado: ¨Não se preocupe, seja feliz¨.

O Dr. Bach sentia então que poderia dedicar seu tempo e sua vida à busca de remédios puros que ajudassem à pessoa que estivesse sofrendo a superar seus pensamentos infelizes. Esses novos remédios sabia ele, que os devia achar lá, na natureza, entre as árvores e as plantas, pois todas as nossas necessidades são providas na natureza pelo nosso Criador, e após anos de estudo e pesquisas culminou com a descoberta dos seus 38 remédios florais, que ele classificou em 7 grupos, que preparam o caminho para uma pronta recuperação dos sintomas físicos.

No primeiro grupo foram colocados os florais que lidam com o TEMOR;
No segundo os que trabalham com a INSEGURANÇA;
No terceiro os que lidam com a FALTA E INTERESSE PELAS COISAS PRESENTES;
No quarto os que trabalham a SOLIDÃO;
No quinto os que trabalham a HIPERSENSIBILIDADE E AS PESSOAS QUE SE DEIXAM INFLUENCIAR PELAS OUTRAS;
No sexto grupo estão os que trabalham a ANGUSTIA, DEPRESSÃO E O DESESPERO;
No sétimo grupo foram colocados os florais que trabalham AS PESSOAS QUE SE PREOCUPAM EM DEMASIA COM AS OUTRAS.

A constatação do Dr. Bach, é que nossos temores, nossas ansiedades, apreensões, angustias e medos são os fatores que abrem a porta para a penetração de todo o tipo de enfermidades. O consciente e o inconsciente coexistem num estado de inter-dependência, sendo que o bem-estar de um depende do bem-estar do outro. Se esta conexão for interrompida ou diminuída, o homem fica doente e despojado de sua significação, e se esta interrupção for muito longa, o espírito mergulha no caos total.

Os florais funcionam como uma porta de emergência ou válvula de escape. Aliviam de forma rápida e eficiente as pressões acumuladas pelos dissabores diários que bloqueiam o fluxo de informações de dentro para fora, provenientes da bagagem de conhecimento acumulados durante a vida, desvendando os segredos do inconsciente, liberando o fluxo da ENERGIA PSÍQUICA.

A doença é com certeza, a etapa final de uma desordem mais profunda arraigada no íntimo da pessoa, e para assegurar o êxito de um tratamento é necessário que não se elimine somente os sintomas aparentes, mas também devem ser atacadas as causas básicas que a provocaram.

De acordo com o Dr. Bach, as doenças reais e verdadeiras do ser humano são os seus defeitos básicos tais como: ambição, autoritarismo, a avareza, a violência, a calunia, a cólera, a crueldade, o egoísmo etc. Por isso ele afirmava que a pior ambição do ser humano é querer dominar, possuir o outro, e que a maior lição de vida a ser aprendida é a liberdade, pois se persistir nos defeitos, desequilíbrios e distúrbios da personalidade, fatalmente o indivíduo adoecerá, pois cada um semeia seu tipo de doença e sofrimento que, se bem elaborado e trabalhado, pode ser um benéfico corretivo das imperfeições humanas, sendo que a eliminação dos sinais e sintomas significa a eliminação das causas, ou seja, a cura da pessoa por um todo.

Devemos então ter a certeza absoluta de que as doenças que acometem o corpo físico do homem são conseqüências dos desequilíbrios energéticos que diminuem a sua resistência imunológica, permitindo o estabelecimento das doenças que já estavam instaladas no subconsciente devido às emoções reprimidas por longo tempo e como conseqüência, os estados de fraqueza são trazidos à tona, explodindo em distúrbios emocionais, rigidez de caráter, neuroses e estados depressivos.

Os florais tem sempre uma ação leve, suave, fortalecedora para o organismo humano e trata a causa , os resíduos, os registros esquecidos ou até ignorados por nós mesmos, como no caso de vida intra-uterino, primeiros anos de formação, aqueles fatos que veemente afirmamos que esquecemos ou que não tiveram importância.

Somos, e cada vez me convenço mais desta premissa, de que a nossa mente é o maior computador do mundo, com uma capacidade de armazenamento de arquivos indescritível, mas que não se encontram ali, a disposição de um toque para ser aberto, mas que possuem também esses arquivos alguns vírus que tem a capacidade de esconder-se de tal forma que conseguem causar danos em nosso corpo mental, físico e espiritual com a maior tranqüilidade como se fossem nossos convidados de honra em nosso dia a dia.
Esses vírus são lentos, mas com uma capacidade de vida muito prolongada que nos geram sentimentos, atitudes, reações que rotulamos de temperamento, culpa do signo, etc. E bem ali está sendo construído um enorme arranha-céu, no silêncio, A DOENÇA.

Mas é neste momento, olhando para dentro de nós mesmos, que temos que enfrentar a fera interior e partir para cura pela raiz ou até mesmo abaixo dela.
Florais são mágicos? Não. É a essência que inicia a cura pela alma, transforma a mente e revitaliza o corpo físico. Mesmo nos casos em que a enfermidade já tenha se manifestado em níveis físicos, é possível aliviar a doença tratando o componente mental que desencadeou o problema por meio dos florais, que tem uma boa atuação nos problemas psicossomáticos, podendo ter um papel importante nos casos de patologias graves que claro necessitarão de remédios alopáticos.

Os remédios florais funcionam como catalisadores que permitem a TRANSMUTAÇÃO de características inferiores em virtudes. Se bem selecionados, proporcionam um impulso energético e vibratório que pode levar a pessoa a meditar e a refletir e, consequentemente, ao equilíbrio vital, o que é muito importante para que uma pessoa se AME, se CONHEÇA, CRESÇA e EVOLUA com uma individualidade plena para realizar seus verdadeiros ideais e sonhos, a fim de que a pessoa, em plena saúde, seja cada vez mais ELA MESMA.

Neste momento você deve fazer uma auto-análise,que deve ser a mais imparcial possível pois na verdade, o mais indicado seria a procura de um profissional visto que a Terapia Floral é um método ou sistema terapêutico, sem preconceitos, sendo praticada por médicos alopatas, médicos homeopatas, psicólogos, psicoterapeutas, psiquiatras e terapeutas que poderão de uma forma clara fazer uma análise e compor o floral que melhor se adapte ao seu caso.
Por outro lado, se você consegue ser crítico e frio o suficiente para olhar para dentro de você como se olhasse a vida do seu vizinho, poderá se assim for, fazer a sua própria composição..

Em prosseguimento abordaremos sobre os florais especificamente explicando a função de cada essência e os casos em que são mais indicados.
Os florais agem no plano sutil da pessoa, seu efeito foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde em 1976, e constitui grande ajuda para humanidade nestes momentos de transição, auxiliando na harmonização dos corpos, etérico, emocional e mental facilitando o livre fluxo das energias superiores através da personalidade.
Estes remédios atuam sobre a desarmonia profunda do paciente e, assim fazendo, formam a base para a recuperação dos sintomas físicos.

As composições não devem ultrapassar a 6 (seis) remédios. Isso não se deve ao fato de os remédios se contraporem uns aos outros nem causarem efeito negativo, porém simplesmente porque remédios demais tomados conjuntamente tendem a obscurecer o problema e são incapazes de funcionar a contento. No entanto cada um é um indivíduo, e é preciso variar de pessoa para pessoa, as vezes apenas um ou dois remédios são necessários e podem ser encontrados nas farmácias de manipulação e podem ser preparados em poucos minutos a partir da tintura-mãe, que é importada.

Outro fator que é muito importante frisar é, o TEMPO. Uma enfermidade, desde sua instalação às suas manifestações, leva dias, meses e até anos. Portanto o processo de melhora e até de cura pode levar pouco ou muito tempo, razão pela qual é necessária as virtudes paciência e perseverança quando se faz uso da Terapia Floral.
Um tratamento com florais é suave, lento, e deve ser feito pelo menos durante 6 meses para se alcançar os resultados desejados, pois como já falamos, eles tratam abaixo da raiz dos problemas.
Ressalte-se que os remédios florais podem ser úteis a todos os seres vivos, sejam humanos, animais ou vegetais.

Convém lembrar que os florais não tem qualquer contra indicação, que não são incompatíveis com medicamentos alopáticos.

Nos casos em que o paciente não deve ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica, os florais devem ser solicitados na farmácia de manipulação SEM CONSERVANTE, e o frasco deve ser conservado na geladeira.

1º GRUPO – Para a Solidão:
IMPATIENS, HEATHER, WATER VIOLET.

2° GRUPO: Para sensibilidade excessiva à influências e opiniões:
AGRIMONY, CENTAURY, HOLLY, WALNUT.

3° GRUPO – Para preocupação excessiva com o bem-estar dos outros:
VINE, CHICORY, BEECH, ROCK WATER, VERVAIN, VINE.

4° GRUPO - Para indecisão:
GORSE, HORNBEAN, SCLERANTHUS, WILD ROSE, CERATO, GENTIAN.

5° GRUPO - Para o medo:
ASPEN, CHERRY PLUM, RED CHESTNUT, ROCK ROSE, MIMULUS, ASPEN.

6° GRUPO – Para a falta de interesse pelas circunstâncias atuais:
CHESTNUT BUD, HONEYSUCKLE, MUSTARD, WHITE CHESTNUT, WILD ROSE, CLEMATIS,OLIVE.

7° GRUPO – Para o desânimo ou desespero:
WILLOW, CRAB APPLE, OAK, PINE, STAR OF BETHLEHEM, SWEET CHESTNUT, ELM, LARCH.

Poderíamos aqui acrescentar um 8° grupo que é frequentemente necessário e contém CINCO dos trinta e oito remédios, que é o chamado RESCUE REMEDY ( Remédio para Todas as Situações), o EMERGENCIAL.
Os remédios da composição são :
STAR OF BETHLEHEM – para choque emocional;
ROCK ROSE: para medo intenso ou pânico;
IMPATIENS: para quando a pessoa não consegue relaxar, para tensão mental e física, mente irritadiça e inquieta;
CHERRY PLUM: para quando a pessoa grita, esbraveja, fica histérica, perda de controle emocional;
CLEMATIS: confusão mental, sentimento indefinido.

REMÉDIOS FLORAIS E A CORRESPONDÊNCIA ASTROLÓGICA

Em meus atendimentos, após a análise da ficha de Amnaminese, decido se os florais seguirão pela linha astrológica ou kármica.
Dentro da linha astrológica constatei que realmente, independente da posição das casas, o floral correspondente ao signo confirma o estudo de Peter Damian.
Considerando-se as características positivas e negativas inerentes a cada signo do zodíaco, observa-se que existe certa equivalência entre os doze signos e as tipologias dos chamados Doze Remédios Curadores, os quais foram os primeiros a serem descobertos e documentados pelo Dr. Bach.
Peter Damian fez este estudo comparativo entre os Doze Remédios Curadores e os doze signos astrológicos, estabelecendo uma correlação básica que pode ser útil.

SIGNO ZODIACAL REMÉDIO FLORAL

Agrimony Sagitário
Centaury Virgem
Cerato Gêmeos
Chicory Escorpião
Clematis Câncer
Gentian Touro
Impatiens Áries
Mimulus Capricórnio
Rock Rose Peixes
Scleranthus Libra
Vervain Leão
Water Violet Aquário

A composição astrológica se da através da conjunção dos planetas, lua, sol, signo ascendente, resultante do estudo através da data, hora e local de nascimento da pessoa, e os florais resultantes deste estudo irão trabalhar o conjunto emocional do indivíduo, ou prepará-lo para situações que irá vivenciar em sua vida.
O sentimento, a personalidade, o caráter, a afetividade, o profissional, o convívio social, ser homem, mulher, família.
O ideal seria tomar florais por uma vida inteira.

Já os florais resultantes do estudo pela numerologia kármica, trabalha a missão, a aceitação daquilo que a vida, o caminho lhe apresenta.

AS PESSOAS DE AGRIMONY necessitam encontrar a paz por meio de uma realidade interior de sua alma,em vez de vivenciar um estado de comportamento externo imposto e aceito pelos outros.
Sua lição de vida é que a verdadeira paz interior deve ser o resultado de um reconhecimento honesto da dor e sua transformação, não escondendo essa dor através de um falso entusiasmo e animação.
AGRIMONY ajudará essa pessoa a encontrar sua verdadeira paz interior, e a obtenção da sua transformação em harmonia e satisfação íntima.

A PESSOA DE CENTAURY, tem falta de força interior. Não aprendeu a equilibrar suas forças de ser servil ou egoísta. Essas pessoas ficam com a impressão de que são muito amorosas, dedicadas e ajudam muito, mas na realidade não possuem uma vontade firme o suficiente para resistir a uma solicitação ou dizer não quando exploradas pelos que lhe rodeiam. Desta forma retardam seu próprio crescimento bem como o crescimento daqueles que precisavam aprender com ela.
CENTAURY ajuda a alma a equilibrar suas forças entre as polaridades altruísta e servil e egoísta. Fornece uma força benéfica e integridade a essas personalidades, ajudando a obter uma maior responsabilidade consigo mesma, e maior consciência de si própria.

A PESSOA CERATO não desenvolve a autoconfiança suficiente que lhe permita tomada de decisões, e acaba procurando conselhos de outros, que acabam desestimulando seu desenvolvimento interior.
CERATO desenvolve a confiança para que desabroche seu conhecimento interior, desenvolvendo a habilidade em confiar em si próprio, sentindo a força e ouvindo a sabedoria de sua alma, bem como a sua própria espiritualidade, tornando mais confiante seu Eu Superior.

A PESSOA CHICORY precisa aprender a distinguir entre as emoções e desejos pessoais e amor altruísta e impessoal de querer realmente cuidar dos outros, pois poderá correr o risco de ser um manipulador ao invés de doador que manipulará as emoções dos outros em função dos seus desejos e necessidades próprias.
CHICORY se torna muito importante para controlar a congestão emocional e as forças amorosas mal direcionadas, pois nutre a carência interior e ajuda a redirecionar e equilibrar as correntes psíquicas de energia, que fluem do coração para o plexo solar dessas pessoas.

AS PESSOAS CLEMATIS possuem uma habilidade bem desenvolvida de sonhar e abstrair-se deste mundo. Essa ausência das forças do ego, permite que aconteçam doenças, e também são atraídas pelas drogas como único meio para que sustentem o vício da alma em relação a uma atividade psíquica ausente do corpo físico.
CLEMATIS ajuda essas pessoas a perceberem que as qualidades positivas existentes dentro delas podem ser canalizadas para o mundo físico, tornando-se a força da alma para os outros, mais presentes, atuantes, ricas e calorosas.

A PESSOA GENTIAN passa por obstáculos que testam a sua habilidade em enfrentar a vida, sentindo-se muitas vezes desanimadas e desencorajadas quando ocorrem alguns problemas, pois não percebe que às vezes os tais problemas podem ser a solução, sendo eles as lições que necessitava para crescer e fortalecer-se. Sua Alma só se tornará forte e vibrante quando desenvolver a sua capacidade de recuperar-se rapidamente dos problemas que possam surgir.
GENTIAN ajudará especialmente a alma a mudar a sua perspectiva mental, encorajando-a a visualizar um horizonte maior, desenvolvendo uma fé inabalável, profunda e duradoura adquirindo com isso grande força interior e uma profunda confiança na vida.

A PESSOA IMPATIENS não se enquadra no fluxo natural do tempo, pretendendo sempre colocar a carroça na frente dos bois; seu pensamento ágil e rápido determina que tudo se faça de imediato, por isso não tem paciência com as pessoas mais lentas, e muitas vezes acabam fazendo as tarefas de outrem; seu excesso de energia a predispõe à irritação; sendo afetada por várias doenças físicas, envelhecimento prematuro, são pessoas propensas a enfarte.
IMPATIENS ajudará essas pessoas a tranqüilizar a sua alma, acalmando sua mente e respiração de tal forma que seu Eu interior se torne mais receptivo aos vários momentos da vida por que está passando, para poder ter vivências mais suaves, sentidas e apreciar a delicadeza de cada momento que podemos desfrutar.

A PESSOA MIMULUS é solitária, hipersensível, vivendo constantemente acometida de pequenos medos provenientes do cotidiano; medo de coisas do mundo, da pobreza. Costumam ser afetadas no plexo solar e os medos transformam suas almas em tristonhas e introvertidas à medida que se afasta mais e mais das tensões da vida.
MIMULUS trará de volta a coragem para enfrentar a vida. Mimulus ajudará a requerer a força e os propósitos do Eu Superior, libertando-o para desfrutar a vida com maior alegria, curiosidade por conhecimentos e exuberância para desfrutar a saúde.

A PESSOA ROCK ROSE adota de acordo com as circunstâncias, atitudes extremas de consciência para sua sobrevivência, apelando às necessidades e coragem da alma onde o Eu é obrigado a atender a uma emergência extrema que pode assumir proporções ameaçadoras, inclusive da própria vida, tais como um acidente, ou um ataque imprevisto.
ROCK ROSE restaura as forças de coragem da alma humana, para que possa suportar os tremendos desafios adquirindo forças transcendentes.

A PESSOA SCLERANTHUS em geral costuma ser tranqüila, calada, que se sobrepões sozinha às dificuldades, sem necessidade de dialogar. Esses indivíduos costumam ser introvertidos por natureza, preferindo uma existência tranqüila que devido às necessidades de sua evolução. Normalmente adiam as decisões mais importantes por causa de sua incerteza e dúvidas que acabam exaurindo sua alma, podendo trazer uma série de doenças físicas bem como doenças de ordem emocional.
SCLERANTHUS poder ajudar a tornar-se uma pessoa mais decidida e a perceber com maior clareza quais são os seus propósitos, permitindo ao Eu Superior fazer suas escolhas em níveis mais profundos onde a alma tem um maior envolvimento na sua passagem pela vida.

A PESSOA VERVAIN possui poderosas forças naturais de um idealismo fanático e passional, que lhe permite doar-se completamente, dedicando todo o seu tempo ao trabalho ou a causa na qual acredita. Essa pessoa possui uma grande tensão física interna, que resulta dos muitos problemas nervosos ou digestivos, que em última análise podem levá-la a um esgotamento nervoso. Inconscientes dos seus grandes níveis de energia, geralmente forçam seus corpos além dos seus limites naturais, pois vivem centrados nas suas idéias perdendo parte da conexão tanto do mundo quanto do corpo físico.
VERVAIN ajudará a ancorar seu incrível entusiasmo, de forma que seu corpo se comporte como um regulador natural que harmonize a imensa dose de forças naturais canalizadas.

A PESSOA WATER VIOLET gosta de ficar sozinha, são introspectivas, quietas e contidas, são pessoas reservadas, difíceis de se conhecer pois parecem sempre estar distantes, alheias, indiferentes; os tipos extremos parecem altivos, arrogantes e orgulhosos.
WATER VIOLET ajudará a fazer a sua passagem para um estado de consciência integral em que possam sentir sua ligação com as criaturas humanas às quais lhes transmitirá uma grande alegria e compaixão, pois precisam aprender a contemporizar a sabedoria com a humildade, aprendendo que a alegria, a felicidade, e o prazer da vida consiste em conviver e compartilhar com os outros.

www.geocities.com/Paris/3349/bach.htm -

Nenhum comentário: