Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Dia do Biólogo- Viva a vida ! - Por: Socorro Moreira

Uma das coisas que vive adormecida e esquecida em mim, pelo menos considerando o lado essencialmente científico , é o biólogo. Optei pela contemplação e amor à Natureza.
Nunca ensinei Biologia, nunca usei o microscópio ( nunca fui ao cinema ...parafraseando Zé do vale), salvo nos estágios do curso, especificamente.
Temos entre os nossos colaboradores e amigos, alguns bons exemplares , incluindo-se os médicos.
Parabéns aos nossos pesquisadores dos mistérios da vida !

Alguns nomes desfilam na memória. Nomes famosos , no âmbito universal , e no espaço regional.
Por onde andam os nossos professores de Biologia ?

Ivone Pequeno, Terezinha Pinheiro, Edite, Aldecy, Djacir, as gaúchas do tempo de Nilo Sérgio ( Heloísa, Marília e I.Foster) ...?

Com eles aprendemos sobre :

Darwin, Charles - A origem das espécies
Pasteur, Louis (1822-1895) - a pasteorização
John Dalton Hooker - famoso Botânico
William Jackson Hooker (1785-1865). Botânico das viagens do mares do sul, pesquisando sobre a flora Antártica.
Mendel - As suas Leis ...( essas a gente não esquece !)

Foi muito fácil entender na adolescência o fenótipo dos olhos dos paqueras , e imaginar o genótipo, tipo assim : se com ele eu me casar terei possibilidades de filhos de olhos claros, e outros caracteres... Gostava de resolver os probleminhas das ervilhas , e aqueles de herança ligadas ao sexo. Sexo era uma palavra que encerrava tabu, mas a gente quando podia, se inteirava de tudo. Absurdo é que só descobri algumas coisas básicas, no primeiro ano científico, aos 14 anos, quando li assim que comprei, o meu livro de Biologia de ponta a ponta, e pronto. Aquele dia, e pela primeira vez fugiu da censura , a vigilância da Dona Valda, mas eu ainda fiz isso com um gostinho de pecado. Hoje os meninos já aprendem tudo na hora que nascem, e acho certo , pertinente,pois prepara a base com antecedência.

"Evolução: o princípio central da biologia

Um dos conceitos nucleares e estruturantes em biologia é que toda a vida descende de um ancestral comum mediante um processo de evolução. De fato, é uma das razões pelas quais os organismos biológicos exibem a notável similaridade de unidades e processos discutida na seção anterior. Charles Darwin estabeleceu a evolução como uma teoria viável ao enunciar a sua força motriz: a seleção natural. (Alfred Russel Wallace é comumente reconhecido como co-autor deste conceito). A deriva genética foi admitida como um mecanismo adicional na chamada síntese moderna. A história evolutiva duma espécie, que descreve as várias espécies de que aquela descende e as características destas, juntamente com a sua relação com outras espécies vivas, constituem a sua filogenia. A elaboração duma filogenia recorre às mais variadas abordagens, desde a comparação de genes no âmbito da biologia molecular ou da genómica até comparação de fósseis e outros vestígios de organismos antigos pela paleontologia. As relações evolutivas são analisadas e organizadas mediante vários métodos, nomeadamente a filogenia, a fenética e a cladística. Os principais eventos na evolução da vida, tal como os biólogos os vêem, podem ser resumidos nesta cronologia evolutiva."

* Nilo Sérgio , a palavra é toda sua !

Nenhum comentário: