Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

COMPOSITORES DO BRASIL

Compositores do Brasil é um programa radiofônico semanal (todas as quintas-feiras, das 14 às 15 horas, na Rádio Educadora do Cariri), produzido e apresentado pelo Prof. Zé Nilton, com apoio do Centro Cultural BNB Cariri.

Como o nome explicita, o programa traz a obra de compositores da Música Popular Brasileira, de várias épocas, desde os primórdios da MPB até a atual geração.

Além das músicas, selecionadas após meticulosa pesquisa, o Prof. Zé Nilton traz informações sobre o contexto histórico e artístico das obras.

Vale a pena ouvir.

Texto: Carlos Rafael Dias

4 comentários:

socorro moreira disse...

Eu não tenho a menor dúvida que vale a pena ouvir o programa do Zé Nilton. Gostaria que vocês lembrassem , nas manhãs de quinta . Hoje vi o rascunho sem o texto. Agora é tarde !
Gosto muito, muito mesmo do Zé Nilton compositor. A gente vem aprendendo as suas músicas, na rádio chapada.
Já procurei no youtoobe, mas não achei. Tenho o seu CD comigo.
Não é segredo pra quem me conhece do gosto exagerado que tenho pela música e por sua história. Não fujo do regionalismo , mas coloco a música boa, no mesmo pé de igualdade. Não vejo fronteiras. O músico bom pode ser de qualquer lugar do país ou do mundo. Claro que temos o compromisso de divulgar primeiro os nossos.
Hoje a Norma falou sobre Laurindo de Almeida , e fez justiça ! Ele é fantástico.
Assim como osão Cleivan, Abidoral, Dihelson, pachelly, Calazans, Rafael, nicodemos, Salatiel, geraldo, Leonel, Ibertson, Demontier, manoel de Jardim, peixoto, Hildelito parente, Hugo Linard, Correinha, João do Crato, Célia Dias,Zé Nilton, Luciano Brauner, aMÉLIA, dI fREITAS,JÚNIOR bOCA, ETC,ETC,ETC.
mAS NÃO ME DEIXEM SEM nOEL, cARTOLA, PAULINHO DA vIOLA, cHICO, tOM , jOÃO gILBERTO, NANA CAYMMI, ELIS, GIULBERTO GIL, CAETANO, LENI DE ANDRADE, ELSA SOARES, LAURA FYGI, KEITH JARRET, CONNIE FRANCI, BEATLES, E UM ETC SEM FIM.
cONTE COMIGO zÉ nILTON ! nASCI EMBALADA POR ORLANDO sILVA E NELSON gONÇALVES.

socorro moreira disse...

Voltei porque o meu
teclado ficou maluco.
Eu só não gosto de música gospel, pagode, axé, duplas sertanejas, bandas de forró, rap, rock pauleira, e a maioria das eletrônicas... Também não compro muitos : Maurício Mattar, Fábio Júnior,Ana Carolina,e uma infinidade de outros. Acho que na música tem que haver uma identificação com a linha melódica.Difícil e raro a gente gostar de todo o repertório de um compositor... Isso acontece comigo, em se tratando de Noel, Chico, Edu, Dorival,Lupicínio , Paulo César Pinheiro, Nelson Cavaquinho... Aí, sim !Eu bebo o wisque do copo vazio
Zé Nilton tem uma influência linda : bossa nova e Chico. Podia ser melhor ? Pachelly também tem uma musicalidade que me derrete.
Temos no cariri ótimos letristas, e a música de raízes é de excelente quyalidade.
precisamos mostrar através de postagens as letras das nossas canções. Inclusive "Marinalva", viu Carlos Rafael ? Aprendi em Bela Vista-Ms, levada pelo Nicodemos, em 1986.Até fiz uns rabiscos que fala em Marinalva , que o Calazans musicalizou.
Não tenho o menor jeito pra fazer letras de canções. É um caminho que não desbravei.Fico na alreira esperando os sons da mata, e adormeço. Mas, admiro tanto quem acha dentro de si uma música pronta. Fico besta ! ( risos). Eita, falei pelos cotovelos.
Abraços em Carlos e Zé Nilton.

Anônimo disse...

Ave, Socorro, v. continua demais. Eu continuo preso, aqui no meu reduto, Sítio Rosto,ao uso da internet discada. E as coiss nem sempre acontecem , nem lentamente. Mas o programa é às 14 horas das quinta-feiras. Vou enviar pro blog o que queria dizer quando só foi a chamada.
abs.

Claude Bloc disse...

Prof. Zé Nilton,

Acompanho seu caminhar por aqui pelo Cariricaturas.

Não se esqueça das ovelhas desgarradas como eu que circulo pelas esferas cearenses - Sobral(trabalho)-Fortaleza(moradia) - e que, por conseguinte, acompanha todos esses eventos apenas na platéia,de longe, torcendo para chegar o dia de retornar ao Crato.

Abraço,

Claude